Empreendedorismo

O que é empreendedorismo / empreendedorismo na Internet / incubadoras de empresas / empreendedorismo e capital de risco / características do empreendedor.


O empreendedorismo faz parte da índole brasileira. Segundo estudo publicado pelo jornal americano US Today “Global Entrepreneurship Monitor” o Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo, sendo o brasileiro um empreendedor nato. O lado negativo do empreendedorismo é que os índices de mortalidade das PME – Pequenas e Médias Empresas no Brasil é elevadíssimo: segundo o Sebrae, 56% dessas empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida. Entre as principais razões, destaca-se a falta de preparação do empreendedor para gerenciar com eficiência a sua empresa, insuficiência de capital, além de dificuldades pessoais do candidato a empresário.

Empreendedorismo na Internet

O surgimento da Internet representa uma nova onda de oportunidades para os empreendedores uma vez que o conhecimento sobre e-commerce ainda não está disseminado mesmo entre grandes empresas. O empreendedorismo na Internet é mais viável ao pequeno empreendedor, na medida em se pode montar um negócio ponto.com com pequeno nível de investimento.

Todos sabem que ser um empreendedor online tem suas vantagens, porém ter a capacidade de ser seu próprio patrão exige pelo menos uma dúzia de qualidades para conquistar seus objetivos.

Empreendedorismo e Incubadoras de Empresas

Uma novidade positiva no Brasil são as Incubadoras de Empresas. Organizações geralmente sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar a nova empresa e disseminar o empreendedorismo oferecendo infra-estrutura de apoio e assessoria ao empreendedor na gestão do empreendimento. Para um empresa ponto-com iniciante, as instalações físicas de uma incubadora não é tão imprescindível, mas a assessoria e principalmente o chamado “network” rede de contatos que a incubadora pode disponibilizar ao empreendedor tem valor estratégico importante. Atualmente cerca de 12% das empresas incubadas são da área da Internet. Na seção Incubadoras você vai saber um pouco mais sobre esses “berçários de empresas” e o que elas podem fazer por você como empreendedor.

Empreendedorismo e Capital de Risco

Mesmo levando-se em conta que o empreendedorismo na Internet é viável com baixo volume de investimentos, é provável que em determinados momentos da existência da empresa seja interessante por razões mercadológicas ou estratégicas, uma injeção de capital de terceiros. Nesse momento é bem provável que o empreendedor tope com as chamadas empresas de capital de risco que vão trocar um percentual minoritário da empresa por algum valor em dinheiro, esperando vendê-lo alguns anos depois por um valor muitas vezes maior . Há poucos anos atrás, na fase da Internet eufórica , bastava o empreendedor ter uma idéia criativa para obter muita gente maluca para ser seu sócio. Hoje, felizmente para todos nós, esse quadro é diferente: o empreendedor necessita de um sólido e consistente Plano de Negócio , um projeto viável, preferencialmente já em andamento, além de conhecimento do mercado e capacidade de tocar o negócio. Na seção “Capital de Risco” você vai obter mais informação sobre os possíveis futuros sócios de seu empreendimento.

Características do Empreendedor

Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mão de um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. É por isso que o estudo, a pesquisa, o planejamento do negócio são fundamentais no empreendedorismo. É essa aliás, a razão de existência deste site: preparar o empreendedor para implantar e dirigir com mais segurança seu negócio na Internet. Outro aspecto fundamental, só que mais difícil de ser trabalhado são as características pessoais do empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto.

Se você é um empreendedor online ou está decidido a se tornar um, cultive as 12 características relacionadas abaixo para garantir que você esteja no caminho certo para o sucesso.

1. Honestidade – Sem dúvida, a honestidade é uma das maiores qualidades para o sucesso. Desenvolver uma cultura de honestidade, tanto consigo mesmo, bem como com seus clientes é um passo fundamental para atingir resultados no seu negócio.

2. Criatividade – Desenvolver o seu lado criativo ajudará a buscar sempre o melhor e a apresentar um diferencial no seu mercado.

3. Perseverança – Existem inúmeros benefícios para se tornar um empreendedor, porém a realidade mostra que também existirão momentos difíceis nesta jornada. Aí, é que entra a perseverança, pois para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso ter como lema “desistir jamais!”.

4. Independência – Todas as pessoas que um dia se tornaram empreendedoras têm como objetivo conquistar sua independência profissional e financeira. Mas, essa característica é apresentada em cada passo que o empreendedor de sucesso dá, já que a independência está ligada diretamente na confiança em si mesmo, e nos produtos e serviços que oferece.

5. Autoconfiança – O fator-chave da independência é a autoconfiança. É o principal ingrediente na construção e desenvolvimento de uma ideia, projeto ou negócio inicial. Se a pessoa não acredita na própria capacidade de conseguir, quem acreditará?

6. Tolerância – Sabemos que não basta ter somente uma boa ideia para o negócio se tornar um sucesso. O empreendedor deve ser capaz de assumir riscos medidos e de aceitar a possibilidade de falha. Ser tolerante com o seu próprio fracasso momentâneo fará com que seja possível aprender com os seus próprios erros, e assim poder desenvolver uma melhor estratégia para virar o jogo.

7. Ousadia – Os grandes empreendedores possuem nitidamente esta característica. Podemos citar 3 nomes que nos faz ter certeza disso: Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg. Os empreendedores não podem deixar que o medo do fracasso os impeça de buscar o sucesso.

8. Compromisso – Empreendedorismo exige muito trabalho, suor e, finalmente, o compromisso com o projeto. Disposição para sacrificar fins de semana e trabalhar noites são os tipos de coisas que levarão um empreendedor a conquistar sucesso. Se iludir, achando que o mínimo de esforço e apenas uma boa ideia vai ser suficiente para ter sucesso, é a mesma coisa que planejar ganhar na loteria sem fazer a aposta.

9. Persistência – Nem toda ideia vai funcionar perfeitamente de primeira vez. Se isso acontecer, parabéns! Os empreendedores devem continuar tentando novas abordagens e assumir riscos calculados. Ninguém pode garantir o seu sucesso, a não ser você!

10. Organização – Os empreendedores têm o prazer supremo de perseguir seus objetivos. No entanto, eles também se deparam com a tarefa de lidar com todos os aspectos da gestão de um negócio e que pode não ser de seu interesse. Nessa hora, é preciso muita organização para superar esses desafios de gestão, até que seja possível delegar essas tarefas.

11. Determinação – Junto com a persistência de um campeão, um empreendedor deve ter muita determinação. Podemos chamar o empreendedor determinado de “O escalador do Everest”.

12. Visão – Um empreendedor não é nada sem a capacidade de visualizar a diferença. Ser capaz de identificar uma necessidade e vislumbrar uma solução é uma das mais importantes características de um empreendedor.

Bom, agora que você já sabe quais são as qualidades comuns entre os empreendedores de sucesso, faça uma auto crítica e veja quais você realmente possui e quais precisam ser trabalhadas e desenvolvidas para conquistar a sua própria história de sucesso.

Comentários

Em Breve as Melhores Ferramentas de Marketing Digital do Mercado

100% livre de spam.