Facebook Twitter Gplus LinkedIn YouTube RSS
Home Desenvolvimento Pessoal Como se livrar do Patrão ?
formats

Como se livrar do Patrão ?

Published on July 1, 2012

O livro Pai Rico, Pai Pobre sobre finanças pessoais foi um absoluto sucesso e muitos livros deram continuidade à serie. Robert Kiyosaki revela por que algumas pessoas trabalham menos, ganham mais dinheiro, pagam menos impostos e sentem-se mais seguros financeiramente que outros.

Qual a diferença entre um empregado e o dono de um negócio? Por que alguns investidores ganham muito dinheiro correndo poucos riscos, enquanto a maioria dos investidores perde dinheiro? Por que a maioria dos empregados vai de um emprego para outro, enquanto outros pedem demissão e começam a construir seus impérios?

Assim como o nosso sistema da Universidade Multinível ensina, os livros de Robert Kiyosaki guiam o leitor para que ele encontre o seu próprio caminho para a liberdade financeira num mundo em constante transformação.

Se você está pronto para:

dar um passo além da “segurança” da carteira assinada e começar a trilhar seu caminho para a liberdade financeira;    mudar aspectos profissionais e financeiros da sua vida; sair da Era Industrial e entrar na Era da Informação; Então esse artigo e todo o Sistema são feitos para você. Vale muito à pena continuar a leitura.

Você já percebeu que muitas pessoas brilhantes com mestrado e doutorado em grandes universidades querem trabalhar para pessoas que se quer são formadas? É, Bill Gates da Microsoft, Richard Branson da Virgin, Michael Dell da Dell, Ted Turner da CNN, Steve Jobs da Apple, … Todos eles não terminaram o curso superior e são os mega-ricos da nossa sociedade. Por que isso acontece? O Quadrante do Fluxo de Caixa explica isso, basta saber em que quadrante trabalhar e quando.

Buscando a Independência Financeira

Palavras de Robert Kiyosaky. Extraído do Capitulo 1 do livro “O Quadrante do Fluxo de Caixa: O Guia do Pai Rico Para a Independência Financeira”

Em 1985, minha esposa, Kim, e eu não tínhamos um teto para morar. Estávamos desempregados e tínhamos pouco dinheiro guardado; nossos cartões de crédito estavam no limite; e nós morávamos numa velha camionete Toyota marrom com assentos rasgados que serviam de cama durante a noite. No final da primeira semana, a dura realidade de quem éramos, o que estávamos fazendo, e para onde estávamos indo começou a ficar clara para nós.

Continuamos nessa situação por mais duas semanas. Uma amiga, depois de perceber a nossa situação desesperadora, nos ofereceu um quarto no porão. Vivemos lá por nove meses.

Nós éramos discretos em relação à nossa situação. Na maioria das vezes, a minha esposa e eu parecíamos normais. Quando os amigos e familiares descobriam sobre nossa situação, a primeira pergunta sempre era: “Por que vocês não arrumam um emprego?”.

A gente tentava explicar, mas na maioria das vezes não conseguíamos deixar claras nossas razões. É difícil explicar que você não quer um emprego, para alguém que valoriza muito a carteira assinada.

Ocasionalmente, fazíamos alguns bicos e ganhávamos alguns dólares aqui e ali. Fazíamos isso apenas para manter a comida nos nossos estômagos e gasolina na Toyota. Esse dinheiro extra era o nosso combustível para continuar buscando o nosso objetivo primário, o nosso desejo interior. Eu devo admitir que durante momentos de dúvida profunda, a idéia de um emprego com carteira assinada e um salário fixo regular pareciam atraentes. Mas segurança no emprego não era o que estávamos buscando, e nós continuamos a batalha dia após dia à beira de um abismo financeiro.

Aquele ano, 1985, foi o pior de nossas vidas, e também um dos mais longos. Qualquer um que diga que dinheiro não é importante certamente não ficou sem ele por tempo o suficiente. A Kim e eu brigávamos e discutíamos com frequência. Medo, incerteza e fome afetam muito nosso estado emocional, e frequentemente acabamos brigando com a pessoa que mais amamos. Foi o amor que nos manteve juntos e fez com que pudéssemos crescer e ficarmos mais forte apesar da adversidade. Nós sabíamos para onde estávamos indo, só não sabíamos se um dia chegaríamos lá.

A gente sabia que poderíamos encontrar bons empregos com um bom salário. Ambos éramos formados, tínhamos habilidades valorizadas e ética profissional. Mas nós não buscávamos a segurança do salário. Nós buscávamos a independência financeira.

Em 1989, nós éramos milionários. Apesar de bem-sucedidos financeiramente no olhar de muitas pessoas, nós ainda não havíamos alcançado o nosso sonho. Ainda não havíamos alcançado a verdadeira independência financeira. Ela só chegou em 1994. Desde então nunca mais precisaremos trabalhar, pelo resto de nossas vidas. Com exceção de um grande e imprevisível desastre financeiro, estávamos ambos livres financeiramente. Kim tinha 37 anos, e eu 47.

Não é Preciso Ter Dinheiro Para Ganhar Mais Dinheiro

Quando Kiyosaki começou sua jornada rumo à liberdade financeira ele não tinha teto, nem dinheiro e não só ele, mas todos nós ouvimos com relativa frequência que, “é preciso dinheiro para se fazer mais dinheiro.”.

Robert e eu não concordamos. Ok, com dinheiro fica mais fácil, mas não é de modo algum necessário se ter dinheiro para se ganhar muito dinheiro. Uma prova disso é a história do Robert. De desabrigado a milionário em 4 anos e dentro de mais 5 anos totalmente independente financeiramente. Além de não ter dinheiro, ele estava endividado nos cartões de crédito.

Eu concordo com o Kiyosaki quando ele diz que também não é preciso educação formal. Ele, assim como eu, tem um diploma e não consideramos que independência financeira tenha algo a ver com o que aprendemos na faculdade. Você, eu e nossa sociedade não fomos ensinados a lidar com dinheiro, a reconhecer oportunidades e a lutar por um sonho. Cálculo, trigonometria, química, física, literatura nada disso é a solução.

 

Muitas pessoas de sucesso deixaram a faculdade antes de acabar o curso. É o caso de Thomas Edison, fundador da General Electric (GE); Henry Ford, fundador da Ford Motor Co.; Bill Gates, fundador da Microsoft; Ralph Lauren, fundador da Polo e muitos outros. Um diploma é importante para ter um bom emprego e seguir uma profissão tradicional, infelizmente é só pra isso que nossa sociedade parece ser educada.

Ter um diploma não tem nada a ver com ser rico e construir fortunas. Todas as pessoas citadas acima montaram seus próprios negócios, trabalharam para construir o seu sonho, e não o sonho dos seus chefes. É isso que você deve procurar fazer caso queira mudança.

Quatro Maneiras de Ganhar Dinheiro

Se não é preciso dinheiro para se ganhar mais dinheiro, e as escolas não nos ensinam como conquistarmos independência financeira, então o que é necessário?

Eu respondo assim: é preciso um sonho, muita determinação, vontade de aprender, e a habilidade de usar as qualidade que Deus lhe deu à seu favor, além de identificar quais setores do Quadrante do Fluxo de Caixa são os melhores para você.

O Que é o Quadrante de Fluxo de Caixa?

O Quadrante Criado Por Kiyosaki

Cada letra representa o seguinte:

E para Empregado;

A para Autônomo;

D para Dono de um negócio;

I para Investidor;

De Qual Quadrante Vem o Seu Dinheiro?

O conceito do Quadrante foi criado por Kiyosaki e ele representa diferentes métodos de criação de renda ou dinheiro. Por exemplo, um empregado ganha dinheiro para trabalhar para outra pessoa ou para uma empresa. Um autônomo ganha dinheiro trabalhando para ele mesmo atendendo seus clientes. O dono de uma empresa tem um negócio que gera dinheiro (pessoas trabalham para ele) e os investidores ganham dinheiro com a sua carteira de investimentos (o dinheiro trabalha para eles). O que conhecemos de formas de se ganhar dinheiro pode ser enquadrado em um ou outro setor do quadrante. Eu gosto de dizer que esses são os quatro veículos que temos para escolher para corrermos a corrida da vida.

Cada um dos diferentes veículos de geração de renda pede diferentes modos de pensar, diferentes habilidades técnicas e diferentes tipos de personalidade. Assim, pessoas diferentes são atraídas por diferentes veículos.

Apesar de o dinheiro ser sempre o mesmo, a maneira como ele é ganho varia bastante. Comece a olhar para os diferentes veículos e pergunte-se, “Com qual veículo eu estou correndo agora? E é esse mesmo o veículo que vai me levar para onde eu quero e fazer com que eu vença a minha corrida?“.

Cada um dos veículos é diferente. Guiar cada um deles exige habilidades e traços de personalidade diferentes. Mudar de um veículo para outro é como jogar futebol durante o dia e fazer aulas de dança durante a noite.

Você Pode Ganhar Dinheiro em Todos os Quatro Quadrantes

A escolha do seu veículo não tem nada a ver com o que você aprendeu na escola; a escolha está muito mais relacionada com quem você é, quais são os seus valores, suas forças, suas fraquezas e seus objetivos. São essas diferenças fundamentais que nos atraem ou nos repelem dos diferentes veículos.

Independente do seu diploma ou seus conhecimentos formais você pode trabalhar em qualquer um dos quadrantes. Por exemplo, um médico pode ser um “Empregado” e trabalhar para um grande hospital ou como médico do trabalho para uma empresa.

O mesmo médico pode decidir ser “Autônomo”, montar seu próprio consultório, contratar uma secretária e atender seus pacientes.

Ou o médico pode ser o “Dono” de uma clínica ou de um laboratório e contratar muitos médicos para formar a sua equipe. Ele possivelmente contrataria um gerente de negócios para tratar dos aspectos administrativos e burocráticos do negócio. O Médico pode também decidir ser “Dono” de um negócio que nada tenha a ver com medicina, contratar alguém responsável para tocar o negócio e continuar atendendo seus pacientes, assim a renda desse médico viria de dois quadrantes ao mesmo tempo.

E nada impede que ao longo da sua vida esse médico compre imóveis, ações, títulos do governo e outras formas de investimento e torne-se um “Investidor”.

Diferentes Métodos de Geração de Renda

O conhecimento formal, o que a escola ensinou, de diferentes médicos é muito semelhante. É fácil então perceber que a formação não determina o veículo escolhido para geração de renda. Mais do que tudo, é o seu desejo interior, suas forças e seus valores que afetam a sua decisão sobre qual (ou quais) veiculo(s) você escolherá. Algumas pessoas amam serem empregadas, outras simplesmente abominam a idéia. Alguns amam a idéia de terem um negócio. Certas pessoas adoram investimentos, enquanto outras só conseguem ver o risco de se perder dinheiro. Cada um de nós tem um pouco de cada uma dessas características.

Você Pode Ser Rico ou Pobre em Qualquer Quadrante

Independente do quadrante ou veículo escolhido existem pessoas que ganharam milhões e pessoas que chegaram ao fundo do poço. A escolha do quadrante não garante o sucesso financeiro, assim como a escolha do veículo não garante a vitória. Defina o que é a vitória para você e escolha o veículo mais propício.

Olhe para os lados e identifique pessoas que estão a mais tempo no caminho que você quer trilhar. Veja se elas estão tendo os resultados que você gostaria de ter. Se elas não estiverem, considere mudar.

Eu já fui funcionário. Vi muitas pessoas fazendo um trabalho melhor que o meu, por muito mais tempo que eu e não estavam nem perto de onde eu gostaria de chegar. Eu mudei. O que eu quero é liberdade financeira, quero não depender do meu tempo para ganhar o dinheiro necessário para ter o estilo de vida que eu escolhi. Se é isso o que você também quer, considere ter um negócio próprio. É isso o que o Sistema ensina. Conheça esse sistema de baixo risco, ele pode ser a solução para os seus problemas.

Esse artigo é baseado na série de best-sellers escritos por Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Com foco no Cashflow Quadrant: Rich Dad’s Guide to Financial Freedom (ainda não disponível em Português e que em tradução livre fica O Quadrante do Fluxo de Caixa: O Guia do Pai Rico Para a Independência Financeira).

Mais informações para o negócio certo fale comigo: universidademultinivel@hotmail.com

Publicidade

Comentários

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
No Comments  comments 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Get Adobe Flash player