Internet Marketing Universidade Multinível

A Importância do Web Marketing

Uma boa campanha de marketing é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, pois mesmo que você possua o melhor produto do mercado, ou o site mais interessante da internet, ninguém saberá disso a não ser através de uma boa divulgação.

A Internet abriu um novo canal de divulgação, mais amplo e flexível, onde qualquer pessoa pode anunciar um produto ou serviço. Porém até mesmo um anúncio na internet precisa ser divulgado ou ninguém chegará ate ele, pois não adianta nada você criar um site e enchê-lo de anúncios, se ninguém sabe que ele existe. É aí que entra o Web Marketing.

Web marketing é toda e qualquer forma de divulgação por meio da web. Então, quando falamos em divulgar um negócio on-line, o web marketing é sem dúvidas a melhor solução, pois os internautas são nosso público alvo.

Há inúmeras formas de se fazer uma campanha de web marketing, porém estão entre as mais eficientes:

Sites de Buscas

Os sites de buscas são a forma mais rápida e eficiente de se localizar um produto, site ou informações na internet, por isso 60% dos internautas utilizam esta ferramenta para irem direto ao que desejam. Ter o seu site bem posicionado nos principais sites de busca é fundamental para a geração de tráfego. No Brasil os principais sites de buscas são o Google e o Yahoo, que juntos, concentram 95% de todas as buscas realizadas na internet.

E-mail Marketing

Receber e enviar e-mails são as atividades mais realizadas pelos internautas, por isso, não dá pra imaginar uma boa campanha de web marketing sem e-mails. Quando falamos em e-mail marketing, as pessoas logo pensam em mensagens não autorizadas, que são chamadas de spams, porém o e-mail marketing sério, é realizado através de formulários de captura de e-mails onde a pessoa se inscreve para receber os e-mails, desta forma, pode-se manter uma comunicação mais eficiente e mais próxima com o cliente.

Links Patrocinados

Anunciar na internet é fundamental para se destacar da concorrência, e como os sites de buscas estão em primeiro lugar como forma de aparecer na web, muitos estão investindo grandes quantias em Links patrocinados, que são aqueles resultados que aparecem em primeiro lugar nas pesquisas em sites de buscas. A vantagem dos links patrocinados é que são pagos por clique, então você tem a garantia que seus anúncios estão sendo clicados. Os preços dos links patrocinados são definidos em um sistema de leilão, onde as palavras-chave mais procuradas são mais caras, e as primeiras posições nas buscas ficam para quem der o lance mais alto por determinada palavra-chave.

Programa de Afiliados

Um programa de afiliados é a montagem de uma rede de donos de sites ou blogs que divulgam um determinado negócio e enviam potenciais clientes em troca de comissões por cada venda realizada por sua indicação. Para criar um programa de afiliados, é preciso ter um software que faça o rastreamento dos afiliados e possibilite o controle sobre as vendas de cada afiliado. Ainda são poucas empresas utilizam esta estratégia aqui no Brasil, porém nos Estados Unidos, os programas de afiliados são uma das principais e mais eficientes formas de geração de tráfego.

Otimização de sites (S.E.O.)

O processo de otimizar uma página ou site para que ele seja bem posicionado pelos sites de buscas é conhecido como (S.E.O.) Search Engines Optmization, em português, otimização de sites. A maioria dos visitantes de um site chega até ele por meio dos sites de busca, portanto é fundamental fazer a otimização das páginas para posicioná-las bem, principalmente no Google e no Yahoo.

Divulgação em Redes Sociais

As redes sociais, conquistaram nesta última década, a atenção de internautas do mundo inteiro, então porque não usá-las para publicidade? Com base nos dados do Alexa, em dezembro de 2011, o Facebook foi a rede social mais acessada do Brasil, seguido pelo YouTube, deixando o Orkut em terceiro e o Twitter em quarto lugar. Vale lembrar que a nova rede social do Google, o Google + está em constante crescimento como principal candidato a emparelhar com o Facebook, ou seja, vale criar logo a sua conta e começar a sua rede, pois mesmo que você não queira estar nas redes sociais, o seu negócio tem que estar.

Toda estratégia de web marketing é válida e irá gerar tráfego para seu site. O Ideal é sempre avaliar as melhores opções que se adéquam ao seu negócio, sempre avaliando os resultados e comparando os retornos obtidos com as vendas realizadas. A grande vantagem do web marketing em relação a outras mídias de divulgação, é a tecnologia disponível para avaliar o desempenho de suas campanhas e assim, poder escolher aquela que lhe trás os melhores resultados.