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10 Importantes Dicas de Marketing Pessoal para seu Crescimento Profissional

Marketing Pessoal
Não existimos por acaso. A Inteligência Divina nos criou para manifestar-se através de nossas atitudes e nossos exemplos, daí o sentido para a necessidade de fazer seu marketing pessoal.
Apenas uma pessoa feliz e realizada poderá refletir sua Essência Divina, e para que isso seja possível, fomos dotados de inteligência, vontade, livre-arbítrio e pensamento.

Inteligência para descobrir o próprio caminho de ser feliz. Vontade para perseverar sempre, custe o que custar. Livre-arbítrio para que somente você seja o único responsável pelas conseqüências de seus atos. Pensamento para que, a seu critério, abra e feche a mente para toda e qualquer mudança ou para a criatividade, para o bem ou para o mal.

A Essência do Marketing Pessoal

Olhando para nosso interior, examinando e transcendendo os padrões herdados de nossos pais, de nossos familiares, da própria cultura e sociedade, podemos compreender esse sentido maior de nossas vidas. Aquela tão necessária resposta para a pergunta que todos nós temos em nossa mente: “Para que estamos vivos?”

Quando uma pessoa entra em desespero pelo seu fracasso, pela incompreensão da vida, ele espera que um psicólogo ou psiquiatra, um padre ou pastor, um astrólogo ou vidente, respondam de que forma poderia retirar o insuportável sofrimento que carrega, ou ainda, como tudo irá se desenvolver no futuro próximo. Com certeza, todos eles ajudariam de alguma forma, mas não poderiam retirar a angústia com suas próprias mãos; fazer o tempo voltar ou decidirem o que é melhor para o futuro dessa pessoa. Eles são meros coadjuvantes se compararmos com o poder do autoconhecimento.

O autoconhecimento nos leva a uma viagem rumo ao nosso interior. Faz-nos compreender por que reagimos a uma determinada situação, tornando-nos capazes de fazer escolhas mais conscientes, que, conseqüentemente, nos levarão à satisfação e a obter um sentido cada vez mais significativo.

Indagações necessárias para um Marketing Pessoal eficiente

Vejamos algumas perguntas que devíamos tentar responder sozinhos:

• Onde está minha força, coragem e dignidade?
• Quais são meus limites emocionais do amor e do ódio?
• Quais são minhas fraquezas, qualidades e dons?
• Qual o aspecto positivo e negativo que se encontra impregnado em minha personalidade?

Desde nossa infância, fomos criando “muros” para proteger nossa verdadeira essência. Fomos adquirindo padrões sócio-culturais que, quando rígidos e inflexíveis, bloqueiam nosso processo de desenvolvimento. Seguimos a vida, escutando pessoas, o que a sociedade nos diz para fazer e, muitas vezes, não dando importância à voz que vem do nosso coração, do nosso interior. Muitos nem sequer tem consciência dessa voz interior, outros tentam silenciá-la a qualquer custo.

Estão ainda iludidos pelas pressões, determinações e medos impostos pela sociedade e pelo próprio ego que diz: “mas o que pensarão de mim se eu fizer isso?”.

Certas pessoas têm medo do que pode vir a acontecer, mas esquecem que a vida está presente no agora e é no agora que o coração clama para que o sigamos e o conheçamos melhor.

A verdade é a base do Marketing Pessoal

Todavia, quando falamos de produtos, sabe-se que há esforço enorme para que o mesmo seja notado, desejado e adquirido. São os valores de marketing. Formas que tendem potencializar as vendas, utilizando a divulgação através dos meios como: promoção, propaganda, embalagens, etc. O marketing pessoal tem o mesmo sentido, mas em benefício da própria carreira profissional e pessoal também. É ser notado principalmente pelas qualidades, virtudes e competências.

Enfim, marketing pessoal é ação de uma pessoa em busca da mudança de si mesmo, da sua forma de pensar e agir, visando melhorar principalmente como ser humano. O seu marketing pessoal deve ser feito sempre embasado na verdade, ética e valores do ambiente em que atua. Cuidado para não criar uma personalidade fingida, quanto aos seus próprios interesses ou ainda a sua competência profissional, pois poderá ser descoberto por alguém com mais habilidade que você.

Será que é necessário dizer que o apoio, ajuda mútua e o incentivo as outras pessoas devem está em um contexto de sinceridade e transparência? Lembre-se, as aparências não se sustentam por muito tempo e isso pode minar a essência do seu marketing pessoal. O segredo é, portanto, sempre se questionar: de que maneira posso ser útil? Como posso apoiar as pessoas? De que formar as incentivo para o crescimento, a prosperidade e o bem comum de todos?

Quando bem utilizado, o marketing pessoal é sim uma poderosa ferramenta eficaz que nos conduz ao sucesso social e profissional. E acima de tudo, é que essa prática não só beneficia a si mesmo, como também proporciona bem estar a todos os que estão a nossa volta.
E, então, não é hora de você repensar seu conceito sobre o seu próprio marketing pessoal

Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação e marketing.

Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições, melhor. Veja a seguir 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:

1 – Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.

2 – Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.

3 – Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a ”divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua ”marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.

4 – ”Dress to impress” esta expressão do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: ”vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos. Como seres humanos somos muito atraídos pela beleza. Não há nada errado em ser bela desde que você não reduza apenas à beleza as suas potencialidades diante da vida.

5 – Mostre o seu lado ”solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: ”o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.

6 – Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: ”Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?”, ”’Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.

7 – Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes.

8 – Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.

9 – Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a ”conta”. Não ceda!

10 – Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra – ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também.

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